⇐ Princípios da Gestão da Qualidade                                                                                                                               

Capítulo 5 - Liderança ⇒

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

O primeiro capítulo da Norma ISO 9001:2015 detalha como a empresa se vê perante as partes interessadas, entendendo as necessidades e expectativas.

Neste ponto, pode-se utilizar a ferramenta SWOT para a análise.swot-300x213

É necessário determinar questões internas e externas e analisa-las criticamente, voltadas para o propósito da empresa.

Com os limites definidos, a empresa deve determinar o escopo, mapear processos (entradas e saídas de cada atividade) e suas interações.

dica-5-300x300

O primeiro capitulo da norma ISO 9001 se chama "contexto da organização". Neste momento, a organização deve determinar questões externas e internas que afetem a sua capacidade de alcançar seus resultados.

➡️Uma das formas de fazer essa análise é com a matriz SWOT, que identifica as forças e fraquezas (contexto interno) e oportunidades e ameaças (contexto externo)

➡️ Além de fazer pela primeira vez é necessário fazer um monitoramento e análise crítica.(que aparece no capítulo 9.3.2.b - entradas de análise crítica pela direção)

26a0 Aula prática sobre Contexto da Organização!

A notícia de greve na fábrica da Nutella mostra a importância de determinar questões internas e externas + monitoramento e a análise critica dos requisitos das partes interessadas. Tema do Capítulo 4 - contexto da organização da ISO 9001:2015

  • 2714 questões internas = os trabalhadores querendo aumento e bônus
  • 2714 questões externas = ministra do meio ambiente afirmando que a produção de nutella prejudica o meio ambiente
  • 2714 falta de matéria prima para produzir pasta de chocolate = capacidade da empresa de alcançar o resultado pretendido
  • 2714 partes interessadas que afetam a organização = problemas com produtores de avelã na turquia

(Clique para ver o post original da Deutsche Welle)

4.2 - Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas

Partes interessadas possuem efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente!

A organização deve determinar as partes interessadas e seus requisitos pertinentes.

"a organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas partes interessadas e seus requisitos pertinentes"

dica-13-300x300

27a1 É essencial entender o que os stakeholders querem (= os requisitos pertinentes ao Sistema de Gestão da Qualidade), além de monitorar e analisar criticamente estes requisitos (olha o PDCA escondido..)

27a1 Estes requisitos possuem efeito ou potencial efeito sobre a capacidade da organização para prover consistentemente produtos e serviços.

4.3 - Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade

"a organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de gestão da qualidade para estabelecer o seu escopo.

Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar: questões externas e internas, requisitos das partes interessadas, produtos e serviços da organização. 

O escopo deve estar disponível e mantido como informação documentada."

▶️ Qualidade: grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos

6-300x300

▶️Gestão: Atividades controladas para dirigir e controlar uma organização. Pode incluir o estabelecimento se políticas, objetivos e processos para atingir esses objetivos.

7-300x300

⚠️ Sem ele, melhor nem começar. O escopo é definido como a abrangência e o limite.

➡️ Você quer implementar um Sistema de Gestão da qualidade na empresa toda ou em parte dela? É na descrição do escopo que tudo vai ser detalhado!

escopo-300x300

O escopo do sistema de gestão da qualidade da organização deve estar disponível e ser mantido como informação documentada... Um escopo que ninguém sabe onde está, a pessoa que fez foi embora da empresa ou que não está atualizado com os produtos e serviços que a empresa oferece... não pode!

escopo-do-sistema-de-gestao-da-qualidade-300x300

4.4 - Sistema de gestão da qualidade e seus processos

"a organização deve estabelecer, implementar e manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da qualidade, incluindo processos e suas interações"

8-300x300

▶️Processo: Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que utilizam entradas para entegar um resultado pretendido(=saída que pode ser produto ou um serviço) . São geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor.

dica-da-norma-3-300x300

25b6  A norma ISO 9001 é baseada em uma Abordagem de Processo. Ela é essencial para montar um Sistema de Gestão pois detalha as entradas, saídas e indicadores chave de performance (KPI).

25b6  Importante destacar a diferença entre processo (atividade contínua) e projeto (tem início e fim).

9-300x300

▶️ Procedimento: Forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Podem ser documentados ou não.

procedimento-telefone-256x300

26a0 Procedimento detalhado para operar um telefone? No início dos anos 1900 era necessário sim!

Foto do perfil: @historyphotographed

eficiencia-9001

Será que a reunião foi eficiente? Segredo: Já participei de inúmeras reuniões assim! 😂 ➡️O significado de eficiência está descrito na ISO 9000 - 3.7.10

eficiência-300x300

Eficiência = Resultado Alcançado/ Recursos Utilizados (definição 3.7.10 da ISO 9000)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *