8 obrigações de um objetivo da qualidade!

A newsletter deste mês possui 8 obrigações de um objetivo da qualidade de uma organização (e são todas as 8, não pode faltar nenhuma). Vamos a eles:

1 - Os objetivos da qualidade precisam estar alinhados a política da qualidade e esta deve estar alinhada ao contexto e apoiar o alinhamento estratégico da organização.

Por exemplo, se a política da qualidade disser que o foco é no:

  • Cliente, o objetivo da qualidade pode ser o monitoramento da satisfação do cliente.
  • Produto perfeito, o objetivo da qualidade pode ser o monitoramento do retrabalho

(veja aqui o post no Instagram com 3 casos de políticas da qualidade: coca-cola, volkswagen e samsung)

2 - Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis, isto é, ser medido. Você pode utilizar uma formula matemática para gerar um porcentual.

No caso acima, poderia ser:

  • Satisfação do cliente = soma das notas do formulário de satisfação do cliente enviados pelos clientes / quantidade de formulários recebidos no mês
  • Retrabalho = quantidade de não conformidades tratadas em tempo hábil / quantidade de não conformidades

3 - Os objetivos da qualidade devem levar em conta os requisitos, isto é, verificar os requisitos estatutários e regulamentares. Por exemplo, o cliente considera que a organização deve monitorar a quantidade de papel utilizado pelo projeto. Aí está um objetivo da qualidade a ser mensurado!

(veja aqui mais sobre requisitos estatutários na newsletter de junho)

4 - Os objetivos da qualidade devem ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente. Por exemplo, se na política da qualidade falar de criatividade, talvez seja necessário incluir um objetivo relacionado a inovação e tecnologia (talvez treinamentos ou workshops periódicos?)

5- Os objetivos da qualidade devem ser monitorados, isto é, é necessário uma pessoa monitorando o indicador, na periodicidade definida (horária, diária, semanal, mensal), com acesso aos sistemas necessários (ou outros recursos), com condições de realizar uma boa análise crítica e com conhecimento de até quando o objetivo será monitorado ( até o fim do projeto?)

6- Os objetivos da qualidade precisam ser comunicados (assim como a política da qualidade), isto é, podem ser feitos relatórios, apresentações, utilizar a televisão de comunicação interna da empresa, enviar e-mail para o departamento e comunicar em reuniões onde os envolvidos participam. Os comportamentos precisam estar condizentes aos objetivos.

7 - Os objetivos da qualidade devem ser atualizados como apropriado (principalmente como dado de entrada na reunião de análise crítica pela direção).

8 - Os objetivos da qualidade devem ser mantidos como informação documentada, isto é, precisa ter uma identificação, descrição, formato e meio definidos, como por exemplo:
Relatório de objetivos: REL-001
Data de revisão: 24 de julho de 2019
Elaborado por: Patricia vasques
Formato: powerpoint - meio eletrônico

A norma ISO 9001 é interligada a vários outros requisitos e o entendimento deste relacionamento é muito importante para a correta compreensão da norma. De uma forma resumida:

Coloquei um template de relatório de objetivos da qualidade no site para te ajudar. Espero que goste!

Um abraço e um bom Agosto, Patricia Vasques

Frases de pessoas famosas

Objetivos-da-Qualidade-298x300

Deixe aqui o seu comentário! :)