Assim que uma organização resolve ser certificada na ISO 9001:2015, é necessário entrar em contato com um Organismo Certificador (Exemplo: BV, DNV, ABS.. etc).

O Organismo Certificador conduz e concede a certificação de conformidade com base nas normas ABNT ISO 9001.

O Organismo Certificador deve atender os requisitos da norma ISO/IEC 17021-1:2015 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão Parte 1: Requisitos

Quem verifica os requisitos da ISO 17021 é o Organismo Acreditador. No Brasil, o órgão acreditador é o INMETRO.

No site do INMETRO é possível encontrar todos os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade (OCS) e os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados em interpretações pelo IAF – International Accreditation Forum e IAAC – Inter American Accreditation Cooperation.

Se uma organização é certificada por um organismo certificador, quem verifica o organismo certificador?

🤔 Quem verifica o organismo certificador (exemplo: BV, DNV, ABS) é o organismo acreditador!

Qual a validade de uma certificação da ISO 9001 de uma organização?

3 anos. Após a auditoria de certificação, devem ser realizadas auditorias de manutenção (e em 3 anos todos os processos devem ser verificados).

 Qual o valor da norma oficial?

170 reais é o valor da ISO 9001:2015 oficial no site da ABNT. Se você quer estudar ou trabalhar com a norma, compre a oficial.

 Já vi algumas normas de graça na internet sem os capítulos iniciais (que explicam os princípios da Qualidade e abordagem de processo) e outras sem o número dos requisitos (essenciais para identificar conformidades).. isto é, incompletas! Cuidado, tá?

Clique aqui para acessar o site da ABNT – ISO 9001

Deixe aqui o seu comentário! :)