10 passos para uma análise crítica da direção de sucesso!

Blog - Analise Critica da Direção

A primeira newsletter do ano é direcionada para uma atividade periódica, trabalhosa, importante e que acontece, ou no final do ano ou no primeiro bimestre do ano, em todas as empresas que possuem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado: a reunião de Análise Crítica da Direção.A Análise Crítica da Direção é definida no requisito 9.3 e todos os itens que são detalhados nesta reunião estão detalhados na ISO 9001:20015 - tanto os dados de entradas como os dados de saídas , que são as próximas ações, isto é, o dever de casa da organização para o período seguinte.

De uma forma geral, os 12 dados de entrada devem ser debatidos durante a reunião com a liderança, para gerar os 3 dados de saída. E claro, todas as informações da reunião devem ser retidas (apresentação, planilhas, atas e o que mais for utilizado) no sistema de documentação da organização.

Lembro que em uma situação, uma pessoa fez a apresentação de análise crítica da direção sem considerar os requisitos de entrada da norma ISO 9001 e "esqueceu" de fazer uma ata de reunião consolidando as informações - o que só foi percebido algum tempo depois. Não preciso nem comentar a correria que foi dias antes da Auditoria de Certificação.. 😂

A reunião de Análise Crítica é uma reunião muito parecida com todas as outras, mas se você nunca fez uma, elaborei 10 passos simples para realizar uma reunião de sucesso e conforme a norma!

E dica importante: se você tiver algum amigo da área que possa te acompanhar para fazer as anotações das discussões e gerar perguntas durante a reunião será ótimo, pois por algum motivo que ainda não descobri as pessoas ou tem medo ou tem preguiça ou não querem opinar durante esta reunião 😂.

Então, vamos aos 10 passos:

1 -  Definir Participantes (líderes de todos os processos)
2  -  Definir uma data e horário com a mais Alta Liderança (devido a dificuldade de agenda)
3  -  Reservar sala de reunião para aquela data e horário específico
4 -  Enviar convite para os envolvidos
5  -  Elaborar apresentação considerando os itens do requisito 9.3 da ISO 9001:2015
6  - Imprimir lista de presença
7 - Realizar a apresentação detalhando as entradas e anotar as saídas durante a reunião (aqui a importância do colega de trabalho para ajudar a anotar as discussões geradas e informações obtidas 😉 )
8  -  Passar a lista de presença durante a reunião para assinatura dos participantes
9 - Elaborar ata de reunião de Análise Crítica com todas as informações obtidas, discussões geradas e próximos passos definidos
10 - Registrar no sistema de gestão de documentos da empresa os documentos: apresentação realizada, scanner/foto da lista de presença com a assinatura dos participantes e a ata de reunião consolidando todas as informações.

E para concluir, é importante lembrar: 

#1 - Não deixe a elaboração da apresentação da reunião para a última hora. Na maioria das vezes você não terá todos os dados em mãos e precisará de informações de outras pessoas.

#2 - Se precisar, faça aqui o download de uma lista de presença.

#3 - Mantenha o formato de documento da organização, pois algumas empresas possuem um layout próprio, como por exemplo cores e tipo de letra.

🎯 Considerando a importância desta atividade, elaborei um formulário com estas 10 dicas e os dados de entrada e saída obrigatórios citados na ISO 9001:2015 com comentários, para te ajudar nesta jornada. Clique aqui e faça o seu download.

Formulário para Realização de Reunião de Análise Crítica da Direção

✔ E você já fez a reunião de Análise Crítica da Direção do último período? Como foi? Me conta, vou adorar saber!

Abraços, Patricia Vasques

Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2020

Pronto para saber mais?

Já imaginou fazer uma reunião de Análise Crítica da Direção, conforme todos os requisitos da ISO 9001, com sucesso e garantindo elogios da equipe, gerando a informação documentada obrigatória pela norma sem erro ou retrabalho?

Deixe aqui o seu comentário! :)