Eu gosto muito de salvar posts pelas redes sociais para usar em treinamentos e percebi a quantidade enorme de posts com frases de pessoas bem sucedidas relacionadas a fracassos, sucessos e erros.Conhecimento Organizacional é um requisito novo da ISO 9001:2015 e muito popular.

De uma forma resumida:

  • Conhecimento Organizacional é o item 7.1.6 da ISO 9001:2015 e possui 2 notas e 3 requisitos diretos (descritos com o verbo "dever").

  • Por definição da ISO 9001:2015, Conhecimento Organizacional é um conhecimento específico para a organização obtido por experiência.

  • Outros termos que significam Conhecimento Organizacional são: gestão do conhecimento ou lições aprendidas.

Sei que você pode me perguntar:

Na minha empresa ou na empresa onde trabalho, não aprendemos com os projetos que acabam. As pessoas não seguem os procedimentos internos e não aprendem. Onde posso escrever esse Conhecimento?

Neste caso, quando um procedimento interno não é seguido, você terá uma Não Conformidade (requisito interno da empresa não atendido). O Conhecimento Organizacional é obtido por experiência e é usada e compartilhada para alcançar os objetivos da organização.

Elaborei esse fluxograma para facilitar o entendimento deste novo termo da Qualidade:

a5c1d454-eb01-430f-a5a8-4331b0b5e354

Importante ressaltar que o melhor cenário é o Conhecimento Organizacional voltar para o negócio como requisito dentro do Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, as experiências saem do campo tácito para o explícito.

Um abraço, Patricia Vasques

Pronto para saber mais?

Já imaginou ser reconhecida(o) como expert em Gestão do Conhecimento no seu trabalho por ter implementado um ambiente colaborativo de conhecimento e aprendizado contínuo, com reuniões eficientes de coleta de conhecimento organizacional que, finalmente, transformam erros e fracassos em sucesso?

Deixe aqui o seu comentário! :)