Como anda a Cultura da Qualidade da sua empresa?

cultura da qualidade

A newsletter de maio será sobre um assunto que é percebido, mas complicado de ser mensurado e monitorado: Cultura da Qualidade.

Se eu te perguntasse, "como anda a Cultura da Qualidade da sua empresa?", como você me responderia?

Para falar de cultura da qualidade, vamos primeiro diferenciar 3 conceitos complementares: cultura, cultura organizacional e cultura da qualidade 

Cultura - Conjunto de artes, educação, linguagem, lei, política, religião, organização social, estrutura, status, tecnologia, valores, atitudes ou crenças

  • "A cultura está para a comunidade assim como a personalidade está para o indivíduo"

  • A cultura é difícil de medir, impactar, mudar e corrigir.

Cultura Organizacional - Conjunto de identidade, missão, visão, valores, ambiente organizacional (contexto) e crenças corporativas, que podem contribuir para moldar o pensamento dos funcionários.

  • Missão, visão, valores e cultura são interdependentes e devem estar alinhados

Cultura da Qualidade - " Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor  através da  satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e  de outras partes interessadas pertinentes” - ISO 9000:2015 – 2.2.1

  • "Os colaboradores veem, ouvem e sentem a Qualidade em volta deles e há a transferência de conhecimento sobre Qualidade para todos. A equipe não apenas cumpre a Qualidade, mas constrói também um ambiente da Qualidade”- American Society for Quality

Ter uma cultura organizacional voltada para a Qualidade tem alguns benefícios e destaco duas: 

  • As organizações que demonstram maior interesse em ter uma cultura de qualidade encontrarão menos problemas na adoção de padrões de qualidade

  • Os problemas são menos prováveis de ocorrer se houver um bom trabalho em equipe e uma cultura geral da organização de resolver os problemas

Se possui benefícios tão concretos, por que existem tantas resistências para implementar ou melhorar uma cultura da qualidade?
Em alguns casos, parece ser desperdício focar a atenção e recursos para olhar para a cultura quando não há problema com Qualidade na organização. Além disso, comunicar questões culturais pode ser visto como político e prejudicial para a reputação da liderança.

De uma forma geral, a maior dificuldade das organizações em implementar uma cultura da Qualidade é não considerar a cultura da organização.

E como se mede uma cultura organizacional?
Para medir a cultura, utilizamos o básico de qualquer análise de problema: entrevista diagnóstica, análise das respostas de entrevista diagnóstica e plano de ação.

Entender como os colaboradores entendem e percebem a cultura da qualidade de uma organização é o primeiro ponto para melhorar. Neste caso, nada melhor do que um bom questionário, em uma ferramenta google forms ou survey monkey, onde todos possam responder anonimamente as mesmas perguntas.

O papel do profissional da Qualidade será de tabular as respostas e apresentar para a Liderança os resultados obtidos, para que seja elaborado um plano de ação eficiente.

Se você realizasse um questionário desta forma, quais seriam as respostas da sua equipe? A partir das respostas, tenho certeza de que boas reflexões irão surgir  (dado de entrada fundamental para a elaboração do plano de ação).

Para finalizar, se você realizar a entrevista diagnóstica para medição da cultura da qualidade, me conte! Vou adorar saber! 😀

Essa newsletter foi escrita utilizando as referências:

  • John Wiley & Sons, 2018.Effective project management: Guidance and Checklists for Engineering and ConstructionWARD, Garth GF. 

  • GUNASEKARAN, Angappa; SUBRAMANIAN, Nachiappan; NGAI, Wai Ting Eric. Quality management in the 21st century enterprises: Research pathway towards Industry 4.0. 2019.

  • Springer International Publishing, 2018.ISO 9001, ISO 14001, and new management standardsHERAS-SAIZARBITORIA, Iñaki (Ed.). 

  • ISO 9004:2018 - Quality management: Quality of an organization - Guidance to achieve sustained sucess

Abraços, Patricia

(newsletter publicada em 24 de maio de 2021)

Deixe aqui o seu comentário! :)