Filmes para o Dia Mundial da Qualidade!

Sabia que a Qualidade tem um dia de comemoração específico? A data estabelecida pelo CQI (Chartered Quality Institute) é a segunda quinta-feira de novembro, que este ano será no dia 14 de novembro. A data é comemorada desde 1989 e o tema deste ano é: 100 anos de Qualidade (já que o CQI iniciou em 1919).

Neste dia, capriche nas atividades voltadas para a Qualidade. Será uma ótima oportunidade de encontrar funcionários dedicados de diferentes setores e obter novas perspectivas e conhecimentos na área da Qualidade. Todos com Qualidade como denominador comum.

Você pode também reconhecer contribuições dos líderes da Qualidade, celebrar as conquistas da equipe e/ou da organização, destacar o impacto positivo da Qualidade nas organizações e oferecer oportunidades para refletir sobre o significado da Qualidade no dia a dia.

Se você não tiver ideia por onde começar, separei 12 vídeos interessantes e coloquei explicações na página:

https://patriciavasques.com/diamundialdaqualidade/

Após a exibição de cada filme, converse com a equipe sobre o requisito explicado, fomente pensamentos, colete lições aprendidas e lembre de passar a lista de presença (disponível aqui) e tirar fotos para a equipe se sentir engajada! Para cada filme, eu coloquei no site o requisito que pode ser discutido.

Em Português

  • Monstros S.A: os monstros possuem o trabalho de assustar as crianças e os gritos geram energia. Filme ótimo para conversar sobre análise crítica de indicadores, dashboard e liderança (Requisito 9- Avaliação de Desempenho).
  • Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate – Uma fábrica inteira de chocolate, com muitos controles internos e controles de saídas não conformes e entradas e saídas (Requisito 8.5 – Produção e Provisão de Serviço)
  • Como fazemos lápis? da Faber Castell. – Tudo sobre o processo de uma grande fábrica de lápis de cor. Temas como controle, identificação e rastreabilidade podem ser discutidos (Requisito 8.5 – Produção e Provisão de Serviço)
  • Tempos Modernos. O clássico de Charles Chaplin em uma fábrica.
    Como elaborar um procedimento. Vídeo de 5 minutos de um pai que pediu para os filhos um procedimento para fazer um sanduíche (Requisito 7.5 – Informação Documentada)
  • Fome de Poder. O filme estrelado por Michael Keaton de 85 minutos conta a história do início do McDonald’s. Temas referentes ao primeiro capítulo da norma podem ser discutidos, tais como: contexto da organização, partes interessadas, processos e procedimentos. (Requisito 4 – Contexto da Organização)
  • Princípio da Qualidade: Abordagem por Processo. A animação gráfica de 3 minutos mostra a importância de uma gestão de processos, indicadores e análise de desempenho. Super explicativo! (Requisito 9- Avaliação de Desempenho)

Em inglês

  • Vídeo institucional do CQI sobre os 100 anos da Qualidade
  • Filme “Purl” da Pixar, que trata sobre um Ambiente de trabalho discriminatório. (Requisito 7.1.4 – Ambiente para operação dos seus processos)
  • Palestra TED sobre a história dos gráficos e a criação de novos formatos para melhorar a interpretação dos dados (Requisito 9- Avaliação de Desempenho)
  • Mission Control: The Usung Heroes of Apollo. A saga das missões Apollo contada pelos engenheiros e astronautas que participaram na época (Requisito 8 – Operação e Requisito 9 – Avaliação de Desempenho)
  • Lego: Como testamos os nossos produtos. Vídeo explicativo sobre controles, verificações, validações. (Requisito 8.5.1 – Controle de Produção e de Provisão de Serviço )

Todos os vídeos estão disponíveis no site ou na playlist do Dia Mundial da Qualidade no Youtube.

Se quiser divulgar as atividades pelas redes sociais, o CQI indica a hashtag #WQD19.

Para indicação de vídeos para incluir na playlist, só responder este e-mail.

Um abraço, Patricia Vasques

Deixe aqui o seu comentário! :)