Gestão de Fornecedores: os 4 “deves” da ISO 9001:2015

Blog - 8.4

Se o capítulo 8 da ISO 9001:2015 já é complicado e complexo para quem tem dificuldade, o requisito 8.4 piora um pouquinho.

Este requisito faz interface diretamente com o Principio da Qualidade Gestão de Relacionamento: "Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores."

✅ Vamos as orientações da ISO 9001 para Gestão de Fornecedores.

O requisito 8.4.1 diz 4 "deves" (=obrigações) importantes:

1. A organização DEVE assegurar que processos, produtos e serviços providos externamente estejam conformes com requisitos.

  • Exemplo: requisitos especificados na ordem de compra (ver requisito 8.4.3)

2. A organização DEVE determinar os controles a serem aplicados para os processos, produtos e serviços providos externamente

  • Exemplo: controles de recebimento, de verificação e etc (ver requisito 8.4.2)

3. A organização DEVE determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos.

  • Dica: Estabeleça critérios mínimos e conforme for aumentando a maturidade da empresa na gestão de fornecedores, mais critérios podem ser desenvolvidos.

4. A organização DEVE reter informação documentada dessas atividades e de quaisquer ações necessárias decorrentes das avaliações.

  • Exemplo: procedimento, planilha, instrução técnica e registros no SGQ da organização

✅ Mas você pode me perguntar, para quais fornecedores?

Somente quando:

  • produtos e serviços de provedores externos forem destinados a incorporação nos produtos e serviços da própria organização;

  • produtos e serviços forem providos diretamente para o(s) cliente(s) por provedores externos em nome da organização;

  • um processo, ou parte de um processo, for provido por um provedor externo como um resultado de uma decisão da organização.

⭐Gestão de Fornecedores requer uma atenção especial da organização, porém não precisa ser complicado, pois a norma define "o quê" deve ser feito, mas não o "como" e nem "quem".

Isto é, a empresa deverá definir quem vai ter a responsabilidade e autoridade no processo de gestão de fornecedores -  e claro, detalhar esta informação em algum documento no Sistema de Gestão da Qualidade.

⇒Você tem alguma história baseada no requisito 8.4?

A empresa onde você trabalha possui fornecedores, mas não possui uma gestão com método, eficiência e rastreabilidade de todas informações? Clique aqui e garanta a planilha de gestão de fornecedores, para você começar este processo sem demora e com confiança.

Deixe aqui o seu comentário! :)