Gestão de Fornecedores: os 4 “deves” da ISO 9001:2015

Blog - 8.4

Para esta Newsletter, um assunto inédito por aqui: Gestão de Fornecedores.

Se o capítulo 8 da ISO 9001:2015 já é complicado e complexo para quem tem dificuldade, o requisito 8.4 piora um pouquinho.

Este requisito faz interface diretamente com o Principio da Qualidade Gestão de Relacionamento: "Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores."

✅ Vamos as orientações da ISO 9001 para Gestão de Fornecedores.

O requisito 8.4.1 diz 4 "deves" (=obrigações) importantes:

1. A organização DEVE assegurar que processos, produtos e serviços providos externamente estejam conformes com requisitos.

  • Exemplo: requisitos especificados na ordem de compra (ver requisito 8.4.3)

2. A organização DEVE determinar os controles a serem aplicados para os processos, produtos e serviços providos externamente

  • Exemplo: controles de recebimento, de verificação e etc (ver requisito 8.4.2)

3. A organização DEVE determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos.

  • Dica: Estabeleça critérios mínimos e conforme for aumentando a maturidade da empresa na gestão de fornecedores, mais critérios podem ser desenvolvidos.

4. A organização DEVE reter informação documentada dessas atividades e de quaisquer ações necessárias decorrentes das avaliações.

  • Exemplo: procedimento, planilha, instrução técnica e registros no SGQ da organização

✅ Mas você pode me perguntar, para quais fornecedores?

Somente quando:

  • produtos e serviços de provedores externos forem destinados a incorporação nos produtos e serviços da própria organização;

  • produtos e serviços forem providos diretamente para o(s) cliente(s) por provedores externos em nome da organização;

  • um processo, ou parte de um processo, for provido por um provedor externo como um resultado de uma decisão da organização.

⭐Gestão de Fornecedores requer uma atenção especial da organização, porém não precisa ser complicado, pois a norma define "o quê" deve ser feito, mas não o "como" e nem "quem".

Isto é, a empresa deverá definir quem vai ter a responsabilidade e autoridade no processo de gestão de fornecedores -  e claro, detalhar esta informação em algum documento no Sistema de Gestão da Qualidade.

Você tem alguma história de não conformidade baseada no requisito 8.4? Me avise, vou adorar saber.

Abraços, Patricia

Precisa de uma ajuda para iniciar a Gestão de Fornecedores?

Estabeleça critérios para analisar, selecionar, monitorar, avaliar e reavaliar fornecedores.

Deixe aqui o seu comentário! :)