Ação preventiva e Princípios da Qualidade relacionados a Riscos

Requisito: A organização deve planejar ações para abordar riscos e oportunidades.

O que ação preventiva tem a ver com riscos?

Tem tudo a ver! Um dos propósitos-chave de um sistema de gestão da qualidade é atuar como uma ferramenta preventiva e esta é expressa por meio do uso de mentalidade de risco (está lá no anexo da ISO 9001:2015)

Quais são os princípios da Qualidade relacionados a Gestão de Riscos?

Você sabia? Quando falar de Riscos lembrem de Abordagem de Processo, Gestão de Relacionamento e Melhoria.

Um das ações possíveis para se ter uma Abordagem de Processo é "gerenciar os riscos que possam afetar as saídas dos processos e resultados globais do Sistema de Gestão da Qualidade" (está lá em 2.3.4.4 da ISO 9000:2015)

As partes interessadas fornecem risco para a sustentabilidade organizacional se as suas necessidades e expectativas não forem atendidas. Um dos benefícios do princípio Gestão de relacionamento é "melhoria na capacidade de agregar valor para as partes interessadas através da gestão dos riscos relacionados com a qualidade" (e assim superar as expectativas).

Melhoria na capacidade de antecipar e reagir aos riscos/oportunidades internas e externas...e assim melhorar o desempenho da Organização.

Oportunidades-300x293
oportunidades-300x294

Pronto para saber mais?

Se você precisa implementar a Mentalidade de Risco no seu trabalho, tenho uma novidade para você!

Descubra como antecipar, identificar e reagir aos riscos e as oportunidades de forma eficiente e utilize a Mentalidade de Risco como ferramenta preventiva no seu sistema de gestão da qualidade!

Deixe aqui o seu comentário! :)