Gestão de Riscos e Oportunidades

Riscos

É obrigatório ter uma gestão de riscos implementada em um Sistema de Gestão da Qualidade?

Sim, é obrigatório a implementação de gestão de riscos e oportunidades em um sistema de gestão da qualidade, conforme o requisito 6.1 da ISO 9001:2015.

A ISO diz "a organização deve planejar ações para abordar riscos e oportunidades", se tem "deve" é obrigatório. O "como" depende do tamanho e da complexidade da organização..

Isto é, a ISO 9001: 2015 requer um processo de avaliação de risco, por meio do qual você deve identificar quais riscos estão presentes no seu negócio.

Não confundir com o conjunto de atividades necessárias para  análise de perigos e riscos de segurança do trabalho.

A gestão de riscos não é somente a identificação dos riscos ( "temos um risco!")

Na gestão de riscos é necessário rastrear e gerenciar os riscos até que eles sejam eliminados.

O que ação preventiva tem a ver com riscos?

Tem tudo a ver! Um dos propósitos-chave de um sistema de gestão da qualidade é atuar como uma ferramenta preventiva e esta é expressa por meio do uso de mentalidade de risco (está lá no anexo da ISO 9001:2015).

Assim como uma ação corretiva, a ação preventiva deve ter um responsável, uma data de conclusão e análise de eficácia.

Quais são os princípios da Qualidade relacionados a Gestão de Riscos?

Quando falamos de riscos lembrem dos 3 princípios: Abordagem de Processo, Gestão de Relacionamento e Melhoria.

  • Abordagem de Processo: "gerenciar os riscos que possam afetar as saídas dos processos e resultados globais do Sistema de Gestão da Qualidade" (está lá em 2.3.4.4 da ISO 9000:2015)

  • Gestão de relacionamento: "melhoria na capacidade de agregar valor para as partes interessadas através da gestão dos riscos relacionados com a qualidade" (e assim superar as expectativas).

  • Melhoria: Capacidade de antecipar e reagir aos riscos/oportunidades internas e externas...e assim melhorar o desempenho da Organização.

O que é Mentalidade de Risco?

Enquanto isso, a mentalidade de risco foi um termo novo que surgiu na última versão da ISO 9001 e é essencial para se conseguir um sistema de gestão da qualidade eficaz, pois uma organização deve planejar e implementar ações para abordar riscos e oportunidades.

"A abordagem de riscos e oportunidades estabelece uma base para aumento da eficácia do sistema de gestão da qualidade, conseguir resultados melhorados e para a prevenção de efeitos negativos" (ISO 9001, item 0.3.3)

Como a gestão de riscos e oportunidades normalmente acontece...

A gestão de riscos trata da prevenção de problemas a longo prazo para que, no futuro, a organização não esteja constantemente lidando com problemas, mas sim prevenindo problemas de acontecer.

Em algumas situações, a gestão de riscos é realizada em reuniões enfadonhas, com pouca participação ou com a presença de pessoas que nunca tem tempo para discutir o assunto, esquecendo o real significado do termo Mentalidade de Risco.

Em outras situações, a gestão de riscos é totalmente separada de uma abordagem de processo ou de não conformidades. Isto é, esquecem que o sistema de gestão da qualidade é um sistema e os assuntos da Qualidade estão sempre interligados.

E por fim, o gerenciamento básico de risco é um processo cíclico (periódico!) em que uma organização deve identificar quais riscos existem, determinar quais ações tomar após a identificação (controlar ou evitar?) e, em seguida, continuar a rastrear os riscos para ver se eles voltam a ocorrer (foi eficaz a ação tomada para evitar o risco acontecer?)

Por onde devo começar para gerenciar e tratar os riscos e oportunidades no meu trabalho?

Apesar da ISO 9001:2015 não exigir métodos formais no requisito 6.1  - Ações para abordar riscos e oportunidades  - ou um processo de gestão de risco e oportunidades documentado, sempre tive que treinar a equipe neste conhecimento e por isso, sei por experiência, que ter uma documentação completa é útil e necessária.


Seguramente, vai te ajudar bastante ter uma documentação completa sobre gestão de riscos e oportunidades organizada, com a parte teórica detalhada para que você realize, implemente, controle e faça o devido gerenciamento.

Por este motivo elaborei o Kit Completo Gestão de Riscos e Oportunidades. Clique aqui e garanta já o seu, com download imediato!

Deixe aqui o seu comentário! :)