fbpx Skip to content

Já imaginou ser reconhecida(o) como expert em Gestão do Conhecimento no seu trabalho?

Implemente um ambiente colaborativo de conhecimento e aprendizado contínuo, com reuniões eficientes que, finalmente, transformam erros e fracassos em sucesso!

Conheça o Livro Digital *Como implementar Gestão do Conhecimento conforme a ISO 9001:2015*!

Implemente um ambiente de gestão do conhecimento com método e planejamento!

Com o Livro Digital *Como implementar Gestão do Conhecimento", você será capaz de:

» Ter passo a passo estruturado e organizado de como capturar, descrever um novo conhecimento e elaborar um plano de ação bem sucedido para implementar a lição aprendida nos processos da organização

» Adequar a documentação existente da sua empresa sobre Gestão do Conhecimento

» Identificar novos conhecimentos ou lições aprendidas no dia a dia tão corrido

» Elaborar relatórios de desempenho úteis e práticos para divulgação dos resultados de forma padronizada

Implemente a Gestão de Conhecimento no seu trabalho de uma forma eficiente e com método, verificando pontos de melhoria e elaborando um plano de ação que, finalmente, gera resultados práticos.

O que a ISO 9001:2015 diz sobre Gestão do Conhecimento?

O termo Conhecimento Organizacional foi um termo novo que surgiu na última versão da ISO 9001 e garante que é crítico a necessidade de determinar e gerenciar o conhecimento mantido pela organização, para assegurar que ela possa alcançar conformidade de produtos e serviços.

Afinal, "ao facilitar a discussão aberta e o compartilhamento de conhecimentos e experiências" e "reconhecer e aceitar a contribuição das pessoas" é possível estar alinhado com o Princípio da Qualidade Engajamento das Pessoas.

De antemão, posso afirmar que o requisito 7.1.6 da ISO 9001:2015 - Conhecimento Organizacional - não exige métodos formais para gestão de conhecimento ou um processo de gestão de conhecimento documentado.

Entretanto, ter um conhecimento detalhado e com passo a passo auxilia em muitos motivos, como por exemplo:

- treinamento de novos funcionários

- monitorar o desempenho,

- melhorar a forma de gestão,

- apresentar de forma gerencial os resultados em reuniões de análise crítica da direção

Como a Gestão do Conhecimento normalmente acontece nas empresas...

Se tem um assunto que eu gosto, já trabalhei muito e com equipes diversas é a Gestão de Conhecimento

Definitivamente, posso dizer que nesta última década de trabalho com Qualidade, a dificuldade das pessoas é padrão:  identificar uma lição aprendida no meio da correria de um projeto e reconhecer como importante para a organização.

Entretanto, todas as lições aprendidas são importantes e valiosas, incluindo as mais simples!

Antes de mais nada, você precisa de exemplos de lições aprendidas? Como exemplos, posso te dizer: pode ser um novo template de um documento, uma lista de verificação mais eficiente ou um detalhamento das atividades atualizado devido a uma reclamação de cliente.

Como convencer o meu líder a investir em Gestão do Conhecimento?

De uma certa forma, a liderança vai gastar financeiramente ao implementar a Gestão do Conhecimento, afinal, os funcionários estarão dedicados em atividades não tão relacionadas as suas responsabilidades, mas sim em atividades de gestão e da Qualidade.

Um bom argumento é informar que a implementação da Gestão do Conhecimento está incluída nos investimentos de prevenção, isto é despesas relacionadas a implementação e treinamento de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Traduzindo, os custos da boa qualidade impedem que hajam o custo adicional da má qualidade. Por este motivo, os custos dedicados a implementação de um processo de Gestão de Conhecimento são considerados investimentos para a empresa e em reuniões multi-disciplinares de Gestão de Conhecimento, todos os custos desnecessários minimizarão.

Como um exemplo simples, comemos saudavelmente para evitar doenças por faltas de vitaminas. O custo de frutas, legumes e verduras previne o custo (e a dor) da ida ao médico ou da compra de vitaminas sintéticas.

Qual deve ser o papel da Liderança?

Durante a implementação de um ambiente de aprendizagem contínuo, a Liderança tem papel fundamental e deve incentivar um compromisso com a qualidade, estabelecendo uma cultura de confiança e integridade e assumindo exemplos positivos para as pessoas na organização. 

licoes bill

Saiba como promover um ambiente de Gestão do Conhecimento com método e planejamento transformando o seu trabalho em um local que aprende com os erros!

Certamente, depois de eu ter liderado muitas reuniões de lições aprendidas, o livro digital é resultado de muita experiência em projetos de engenharia e traduz esse poderoso requisito, sem linguagem técnica, com método, de forma prática e eficiente.

O livro digital possui 4 capítulos principais e 2 capítulos de dicas bônus:

- Capítulo 1 - Conhecimento Organizacional conforme a ISO 9001:2015, onde você vai encontrar toda a parte teórica necessária para entender este novo requisito, dividida pela metodologia 5w 1H (Why, When, Where, What, Who, How), isto é Por que, Quando, Onde, O quê, Quem e  Como.

- Capítulo 2 - 10 exercícios práticos para aplicar no seu negócio, desde a reunião, passando pela divulgação e treinamentos necessários.

- Capítulo 3 - Material para discussão em reuniões de Conhecimento Organizacional, onde você vai encontrar frases inspiradoras de pessoas bem sucedidas para começar ou o seu treinamento ou a reunião com a energia positiva.

- Capítulo 4 - Formulário de coleta e Apresentação gerencial de Desempenho, onde você vai conhecer estes 2 formulários essenciais para a gestão do conhecimento organizacional

- Dicas Bônus - Uso do Ciclo PDCA na implementação da gestão organizacional e dicas práticas para conduzir reunião de captura de Conhecimento Organizacional.

⭐ Veja aqui todas os formulários que acompanham o Livro Digital ⭐

Procedimento de Gestão de Conhecimento, para você adequar e estruturar conforme as características do Sistema de Gestão da Qualidade

⇒ Formulário de captura de Conhecimento Organizacional, estruturado conforme a metodologia 5W (Why, When, Where, What, Who) para você não perder nenhuma informação preciosa durante as reuniões multidisciplinares.

Além disso, possui um campo para Plano de Ação (com ações, responsáveis e data de conclusão), para você não perder tempo e colocar em prática as ações necessárias para transformar o conhecimento tácito em explícito.

⇒ Relatório de Desempenho com gráficos pré-prontos que podem ser editados clicando com o botão direito do mouse. Um bom relatório de análise de gestão de conhecimento será utilizado como dado de entrada na apresentação de Análise Critica da Alta Direção!

⇒ Lista de Presença em reunião de captura de Conhecimento Organizacional para imprimir e levar nas reuniões de captura de conhecimento organizacional. A lista de presença provoca um sentido de engajamento e comprometimento com a atividade.

⇒ 30 posts  com frases de pessoas famosas e importantes para treinamentos e apresentações, em arquivo zip sobre a importância de coletar as lições aprendidas e aprender com os erros.

⇒ Treinamento para instruir e conscientizar a equipe em Gestão do Conhecimento Organizacional. Treinar a equipe em Gestão do Conhecimento Organizacional ficou bem mais fácil!

⇒ Ata de reunião que pode ser utilizada para documentar as ações e evidenciar os próximos passos. Deixe registrado em uma documento para a informação não se perder. A rastreabilidade é um ponto importante e indispensável em um sistema de gestão da qualidade.

Implemente um ambiente colaborativo de conhecimento contínuo, colete com eficiência todas lições aprendidas e garanta a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade!

Implemente um ambiente de gestão do conhecimento com método e planejamento!

Sim, eu quero o Livro Digital Como Implementar Gestão do Conhecimento, conforme a ISO 9001:2015!!

««  Por apenas R$87  »»

à vista ou em até 9x


 download direto para o seu e-mail em menos de 10 minutos!

Política de privacidade Designed using Hoot Business. Powered by WordPress.