Você sabe engajar pessoas? 👤👤

Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

De acordo com a ISO 9001, se você for um líder em um Sistema de Gestão da Qualidade, precisará aprender a engajar pessoas. Se você não souber por onde começar, a norma informa algumas dicas!

De uma forma resumida:

✔ Engajamento das Pessoas é um dos sete princípios da Gestão da Qualidade

✔ A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento, engajando, dirigindo e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (requisito 5.1.1 h)

✔ Algumas ações possíveis para gerar mais engajamento: comunicação para promover a compreensão da importância da contribuição individual, promover a colaboração em toda a organização e empoderar as pessoas para tomar iniciativas sem medo 😉

Elaborei a representação gráfica abaixo, relacionando as principais palavras-chave do engajamento, que são: envolvimento, contribuição, participação, reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento.

Importante lembrar que o engajamento possui os seguintes efeitos: melhoria da satisfação das pessoas, da confiança, da colaboração, das iniciativas e da criatividade das pessoas. ⭐

Última pergunta: quais as melhores atitudes de engajamento que você já viu ou participou?

2 Comentários

  1. Patricia,
    Gostei muito da newsletter de maio.
    Obrigado

Deixe aqui o seu comentário! :)