Em novembro de 2019 eu divulguei um vídeo no linkedin que teve mais de 3 mil visualizações! O vídeo era sobre Informação Documentada e este é o assunto deste mês.
De uma forma resumida:
✔ Informação documentada é o item 7.5 da ISO 9001:2015 e possui 3 subitens (7.5.1 generalidades, 7.5.2 criando e atualizando e 7.5.3 controle de informação documentada)
✔ O Sistema de Gestão da Qualidade da organização deve incluir a informação documentada requerida pela própria norma, isto é: a ISO 9001:2015 detalha em vários requisitos obrigações de ter uma informação documentada.
Exemplo 1: requisito 4.4.2 - a organização deve reter informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado
Exemplo 2: requisito 7.2 - A organização deve reter informação documentada apropriada como evidência de competência
Dica: se antes do termo "informação documentada", estiver escrito "a organização deve reter/manter" = Se a organização não as possuir, será dada uma não conformidade em caso de Auditorias/ Verificações internas.
✔ O Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir a informação documentada determinada pela organização como sendo necessária para a eficiência do SGQ, isto é: a organização pode incluir mais informações documentadas no SGQ mesmo que a norma não obrigue.
Dica: Cuidado para não gerar documentos desnecessários ou que não agreguem valor a organização
Sei que você pode me perguntar: