Os 7 Princípios da Qualidade

Todos os princípios da Qualidade estão descritos na ISO 9000. As descrições incluem a declaração, justificativa, benefícios e ações para melhorar o desempenho da organização quando aplicar o princípio.

Os 7 Princípios da Gestão da Qualidade são: 

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento das pessoas
  • Abordagem de processo
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em evidência
  • Gestão de relacionamento

⇒ Veja vídeos sobre os princípios da Qualidade na página do Dia Mundial da Qualidade

princiipios-300x293

O que princípio da qualidade tem a ver com requisitos da qualidade?

Tem tudo! Os 7 Princípios da Qualidade estão citados na ISO 9001 e explicadinhos na ISO 9000. Então se quiser saber detalhadamente sobre Principio da Qualidade e a relação com os requisitos, veja a ISO 9000.

O que Política da Qualidade tem a ver com Princípios da Qualidade?

✔ Política da Qualidade é o item 5.2 da ISO 9001:2015 e possui 3 subcapítulos que descrevem como esta deve ser desenvolvida, comunicada e os papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
✔ Enquanto a norma na revisão 2008 descrevia o requisito como "Política da Qualidade", na versão atual é apenas "Política".
✔ Por definição da ISO 9000:2015, os " princípios da gestão da qualidade" podem formar uma base para o estabelecimento da "política da qualidade", que é o antecessor dos "objetivos da qualidade" .
✔ os sete "princípios da gestão da qualidade" estão todos detalhados na ISO 9000 com os seguintes subcapítulos: declaração, justificativa, principais benefícios e ações possíveis.
✔ os objetivos da qualidade são geralmente especificados para as funções, níveis e processos pertinentes da organização e se refletem nos indicadores da qualidade mensurados periodicamente pela empresa.

Engajamento das Pessoas

Declaração da ISO 9000:2015 – Pessoas competentes, com poder e engajadas, em todos os níveis na organização, são essenciais para aumentar a capacidade da organização em criar e entregar valor.

De acordo com a ISO 9001, se você for um líder em um Sistema de Gestão da Qualidade, precisará aprender a engajar pessoas. Se você não souber por onde começar, a norma informa algumas dicas!
✔ A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento, engajando, dirigindo e apoiando as pessoas a contribuir para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (requisito 5.1.1 h)
✔ Algumas ações possíveis para gerar mais engajamento: comunicação para promover a compreensão da importância da contribuição individual, promover a colaboração em toda a organização e empoderar as pessoas para tomar iniciativas sem medo 
✔ As principais palavras-chave do engajamento são: envolvimento, contribuição, participação, reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento.
✔ Importante lembrar que o engajamento possui os seguintes efeitos: melhoria da satisfação das pessoas, da confiança, da colaboração, das iniciativas e da criatividade das pessoas. 

juntos-300x300 https://patriciavasques.com/wp-content/uploads/2019/05/cropped-engajamento.png

Tomada de Decisão Baseada em evidência

"Decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados"

  • O que é uma evidência?

A evidência pode ser dividida em duas categorias: objetiva e objetiva com o propósito de auditoria

  • Exemplo: Cancelamento do Lançamento do Primeiro Foguete Comercial

O primeiro vôo comercial a colocar astronautas em órbita teve que ser cancelada 17 minutos antes do lançamento devido a condições climáticas. Link para a matéria: https://olhardigital.com.br/2020/05/27/noticias/spacex-cancela-missao-tripulada-a-iss-17-minutos-antes-do-lancamento 

evidencia objetiva

🔝 Kit Completo - Indicadores de Desempenho

Gestão de Relacionamento

A Declaração da ISO 9001:2015 afirma que "Para o sucesso sustentado, as organizações gerenciam seus relacionamentos com as partes interessadas pertinentes, como provedores."

  • Partes interessadas, ou stakeholder, é uma pessoa ou organização que pode afetar, ser afetada ou perceber afetada por uma decisão ou atividade (exemplos: clientes, sindicatos, sócios e etc).

Dica: A ISO 9000, no capítulo 2.3.7.4, detalha 7 ações práticas para gestão de relacionamento. (ex.: incentivar e reconhecer melhorias e conquistas de provedores e parceiros).

🔝Planilha de Gestão de Fornecedores

Foco no Cliente

Blog: Satisfação e Reclamação do Cliente

🔝 Kit Completo - Satisfação do Cliente

Melhoria

Blog: Melhoria, Melhoria Contínua e Grupos de Melhoria

🔝 Livro Digital - Melhoria Contínua passo a passo

Deixe aqui o seu comentário! :)