Skip to content
Tenha um método aprovado para convencer a equipe que investir em Qualidade é um bom negócio para a empresa!

Com a Planilha de Custos da Não Qualidade, você será capaz de:

» Informar à Liderança e a equipe a importância de uma Gestão da Qualidade eficiente, baseada em valores financeiros

» Mensurar o custo financeiro de qualquer ocorrência não desejada (Ex.: retrabalho, reclamação do cliente, não conformidade)

» Ter um método garantido para determinar áreas problemáticas e prioridades de ação para grupos de melhoria

Tenha em mãos os dados necessários para convencer a equipe que investir em Gestão da Qualidade traz lucro para a empresa!

Você precisa de um método aprovado para convencer a equipe que investir em Qualidade é um bom negócio para a empresa e não traz prejuízo e nem tempo desperdiçado?

A Planilha de Custos da Não Qualidade é para você!

Você já sabe como colocar em prática o método Custo da Não Qualidade?

Se você não conhece o método Custo da Não Qualidade, não tem problema. Você está no local certo!

Assim como você, muitos Profissionais da Qualidade e a própria Direção não conhecem ou não compreendem o importante conceito de Custo da Não Qualidade.


Te explico:

Esse método mostra por meio de dados financeiros que investir em monitoramento, auditorias, treinamentos, grupos de melhoria, e atividades de prevenção traz lucro, produtividade e melhoria para a organização.

Quanto mais uma organização investe nessas atividades, menos recursos serão investidos em atividades de análise de falha, retrabalho e reclamação do cliente.

E qual a importância do profissional da Qualidade para implementar o Custo da Não Qualidade?

A importância é altíssima!

O Profissional da Qualidade é essencial neste momento, pois será o elo entre a Liderança e a equipe para "fechar a equação" : quanto está sendo gasto em atividades desnecessárias e de retrabalho?

Em algumas empresas, é comum o Profissional da Qualidade ser chamado de "elaborador de documentos" , "só pensa em indicadores" ou no pior dos casos "Qualidade não serve para nada!".

Se você estiver se sentindo como "dando murro em ponta de faca", é hora de implementar o método Custo da Não Qualidade urgentemente.

Porque eu sei que quando mostramos em reais R$ o valor de uma ocorrência não desejada, o foco muda para uma visão mais estratégica da Qualidade.

A falta da Gestão da Qualidade é prejuízo sim para a empresa e podemos mostrar!

Mas eu não sei nem por onde começar a implementar o Custo da Não Qualidade...

Tenha um método aprovado para convencer a equipe que investir em Qualidade é um bom negócio para a empresa!

Sabendo da importância do tema e da necessidade de clarear esta atividade para quem realmente precisa no dia a dia, elaborei uma Planilha de Custos da Não Qualidade completa para você começar agora e não perder tempo com a organização inicial desta atividade.

A Planilha de Custos da Não Qualidade está em excel e possui informações teóricas específicas, diretas ao ponto, para você entender o método e reproduzir o conceito na organização onde trabalha; além de gráficos explicativos com consolidação das informações e fórmulas pré-prontas.

Essa é a melhor ferramenta para evidenciar com rastreabilidade da necessidade de ter uma Gestão da Qualidade robusta e eficiente.


E tem formulário Bônus?

Tem sim! Uma Apresentação Gerencial, editável em power point, para uso em reuniões de análise crítica ou em reuniões de acompanhamento com a equipe.

Toda a planilha foi baseada nos conceitos de Custo da Qualidade descritos em:

- FAROOQ, Muhammad Arsalan et al. Cost of quality: Evaluating cost-quality trade-offs for inspection strategies of manufacturing processes. International Journal of Production Economics, v. 188, p. 156-166, 2017.

- MCMENAMIN, Ed. A Fresh Look at Cost of Quality: Quality professionals must learn to speak the language of management. Quality, v. 56, n. 11, p. 32-35, 2017.

- Artigos da revista da qualitymag.com:

  • Managing the Cost of Quality - Agosto, 2018

  • Cost, Quality and Cost of Quality - It is no wonder that cost of quality, is defined in different ways - Fevereiro, 2018

  • Cost of Quality - The process improvement efforts actually decreased costs - Novembro, 2017

  • Improving Quality and cutting costs - Setembro, 2016

Custo é mais importante que Qualidade, mas Qualidade é a melhor maneira de reduzir custo - Genichi Taguchi - Engenheiro e Estatístico

O Custo da Qualidade é a despesa de fazer as coisas erradas - Phillip Crosby - Guru da Qualidade

Todos os custos desapareceriam se nenhum defeito fosse produzido - Joseph Juran - Guru da Qualidade

Estou confusa(o) ainda Patricia, poderia me dar um exemplo?

É claro!

Vamos imaginar que você é Profissional da Qualidade de uma empresa de produtos alimentícios para grandes redes de supermercado.

Um certo dia, o alimento foi contaminado dentro da empresa por uma substância química que poderia causar morte se consumido e foi entregue para venda em uma grande rede de supermercados nacional.

Com a venda, uma pessoa se alimentou com o produto contaminado e foi parar no hospital. A família da pessoa contaminada avisou ao jornal local do ocorrido.

Após o acontecido, te pergunto:

- Quanto a empresa teve que desembolsar para resolver o problema com o cliente?

- Quanto a empresa não gastou em atividades de verificação, auditorias e inspeções, pois achou que era dinheiro "gasto fora"? 

Com um controle objetivo e técnico do Custo da Não Qualidade, todas essas perguntas são respondidas!


O método Custo da Não Qualidade mostra a importância de se investir em monitoramento e prevenção interno para que não haja ocorrências não desejadas.

Sim, eu quero a Planilha de Custos da Não Qualidade!

»» Por apenas R$57 ««

à vista ou em até 6x


com download imediato para o seu e-mail em menos de 10 minutos!

👓 Notas Importantes para você:

  • Compra Segura em ambiente autenticado pelo site do Hotmart. Fique tranquila(o).
  • Minha garantia é a sua tranquilidade. Você tem 7 dias para avaliar os produtos da loja virtual. Entretanto, se você achar que não era o que você estava esperando, basta me mostrar que você leu e entendeu, mesmo assim, não está satisfeita(o). Te devolvo 100% do pagamento.
  • Se estiver com alguma dúvida sobre os produtos me envie um email <patricia@patriciavasques.com> e te respondo em menos de 24 horas.
  • Se você preferir fazer transferência bancária, me encaminhe um e-mail para <patricia@patriciavasques.com>, que envio os meus dados bancários da conta do Banco do Brasil. O envio do produto digital será realizada, tão logo houver a compensação bancária.
  • O procedimento e formulários bônus são um produto digital. Desta forma, você receberá um arquivo no seu e-mail assim que efetuar a compra.
  • O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, à vista no boleto bancário, via PayPal, PIX, entre outros meios. Enfim, basta escolher o melhor para você.

⭐❤ Veja os depoimentos dos clientes: 

Tenha um método aprovado para convencer a equipe que investir em Qualidade é um bom negócio para a empresa!

Tenha em mãos agora uma ferramenta prática para você aplicar hoje mesmo para evidenciar que é preciso investir em Gestão da Qualidade para não ter prejuízo financeiro!

Política de privacidade Designed using Hoot Business. Powered by WordPress.