6-3-150x150

Realize uma mudança de maneira planejada e sistemática sem impactos adversos, conforme a ISO 9001:2015

Com a Planilha de Controle de Gestão de Mudança, você saberá como identificar, avaliar e controlar todos os impactos gerados por uma mudança para que evitem possíveis problemas e não conformidades.

Planilha de Controle de Gestão de Mudança


Com essa Planilha em mãos, você será capaz de:

garantir que as mudanças ocorridas não terão impactos adversos sobre o sistema de gestão da qualidade e os requisitos dos produtos ou serviços

◊ informar à Direção das mudanças ocorridas 

◊ gerenciar as mudanças ocorridas durante a execução de um projeto, por solicitação do cliente ou por identificação interna, e comunicar ao cliente a mudança ocorrida e o monitoramento das ações preventivas

mudança-300x300

Como convencer o meu líder a investir em Gestão de Mudança?

Custo-da-Qualidade-300x300

De uma certa forma, a liderança vai gastar financeiramente com a avaliação das Mudanças, afinal, os funcionários estarão dedicados em atividades não tão relacionadas as suas responsabilidades, mas sim em atividades de gestão e planejamento da Qualidade.

Um bom argumento é informar que a gestão de uma mudança está incluída nos investimentos de prevenção, isto é despesas relacionadas a implementação e treinamento de um Sistema de Gestão da Qualidade.

◊ O custo da boa Qualidade é formado pelos custos de monitoramento (auditorias e inspeções) e de investimentos de prevenção (planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade e treinamentos).

◊ O custo da má qualidade é formado pelos custos de falhas internas (retrabalhos e reprogramações de cronograma) e custos de falhas externas (erros descobertos pelo cliente). Este deve ser evitado ao máximo, e devo dizer que este é possível diminuir, investindo em monitoramento e prevenção.

Traduzindo, os custos da boa qualidade impedem que hajam o custo adicional da má qualidade.

Por este motivo, os custos dedicados a gestão das Mudanças são considerados investimentos para a empresa.

Todas os impactos adversos causados por uma mudança devem ser discutidos durante as reuniões multi-disciplinares de Gestão de Mudança e como consequência, todos os custos futuros desnecessários minimizarão.

Como um exemplo simples, escovamos os dentes após as refeições para evitar cáries no futuro. O custo da escova de dente e da pasta de dente previne o custo (e a dor) da  ida ao dentista.

Como as empresas normalmente verificam uma mudança?

1-300x300

Normalmente, as empresas não realizam uma gestão de mudança de uma forma completa, pois esquecem de utilizar as etapas do ciclo PDCA. Isto é, esquecem de identificar, analisar criticamente e controlar as mudanças.

Assim, a maioria das empresas não avaliam os impactos, não realocam as responsabilidades ou não planejam ações preventivas para evitar não conformidades. 

Exemplo 1

Lembra quando o Príncipe Harry publicou no Instagram que sairia da realeza sem comunicar a Rainha antes? A Monarquia ficou dias para decidir qual seria a  nova responsabilidade e autoridade do casal. Uma super confusão causada por uma mudança mal gerenciada.

Exemplo 2

Ou quando as empresas tiveram que obrigar seus funcionários a trabalharem em home-office sem avaliar se seus funcionários possuíam infraestrutura em casa para este tipo de trabalho? Funcionários mal comunicados ou não informados de como proceder, causado por uma mudança não gerenciada.

"O contexto no qual uma organização trabalha hoje é caracterizado pela mudança acelerada e pela globalização dos mercados"

7-300x300

Você sabia que detalhar as mudanças e avaliar seus impactos faz parte da implementação de onze requisitos da ISO 9001:2015?

Você sabe quais são estes onze requisitos? Vamos a eles!

♦ 4.4  - Sistema de gestão de qualidade e seus processos

"A organização deve implementar quaisquer mudanças necessárias para assegurar que esses processos alcancem seus resultados pretendidos."

5.3 - Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

"A Alta Direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças no sistema de gestão da qualidade."

6.1  - Ações para abordar riscos e oportunidades

"Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve determinar os riscos e oportunidades que precisam ser abordados para prevenir, ou reduzir, efeitos indesejados."

6.3  - Planejamento de mudanças

"Quando a organização determina a necessidade para mudanças no sistema de gestão da qualidade, as mudanças devem ser realizadas de uma maneira planejada e sistemática"

♦  8.2.1 - Comunicação com o cliente

"A comunicação com clientes deve incluir como lidar com consultas, contratos ou pedidos, incluindo mudanças."

♦  8.2.4 - Mudanças nos requisitos para produtos e serviços

"A organização deve assegurar que informação documentada pertinente seja emendada e que pessoas pertinentes sejam alertadas dos requisitos mudados, quando os requisitos para produtos e serviços forem mudados."

♦  8.3.6 - Mudanças de projeto e desenvolvimento

"A organização deve identificar, analisar criticamente e controlar mudanças feitas durante, ou subsequentemente a, o projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, na extensão necessária para assegurar que não haja impacto adverso sobre a conformidade com requisitos."

8.5.6 - Controle de mudanças

"A organização deve analisar criticamente e controlar mudanças para produção ou provisão de serviços na extensão necessária para assegurar continuamente conformidade com requisitos.  A organização deve reter informação documentada, que descreva os resultados das análises críticas de mudanças, as pessoas que autorizam a mudança e quaisquer ações necessárias decorrentes da análise crítica."

♦  9.3.2  - Entradas de análise crítica pela direção

"A análise crítica pela direção deve ser planejada e realizada levando em consideração mudanças em questões externas e internas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade"

♦ 9.3.3 - Saídas de análise crítica pela direção

"As saídas da análise crítica pela direção devem incluir decisões e ações relacionadas com qualquer necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade"

♦ 10.2 - Não conformidade e ação corretiva

"Ao ocorrer uma não conformidade, incluindo as provenientes de reclamações, a organização deve: avaliar a necessidade de ação para eliminar a(s) causa(s) da não conformidade, a fim de que ela não se repita ou ocorra em outro lugar e realizar mudanças no sistema de gestão da qualidade, se necessário."

Sobre a Autora

Patricia-300x300-circle

Breve resumo: Sou Patricia Vasques, Engenheira de Produção consultora com experiência em identificar a dor e o problema de empresas e traduzir em processos, procedimentos, indicadores de desempenho, treinamentos, fluxogramas e oportunidades de melhorias, utilizando a ISO 9001:2015 como referência.

Sou Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em em Engenharia de Produção também pela querida UFF. No início de 2019, me tornei Auditora Líder da Qualidade depois de mais de 15 anos de experiência na área.

Minha paixão e vocação é: Descomplicar a Qualidade para que todas (os) tenham acesso a informações técnicas, diretas e objetivas para aplicação no dia a dia corporativo.

Meu lema: "O Sistema de Gestão da Qualidade não precisa ser complicado" 😉 ( ISO 9000:2015 - 2.4.2)

Quais são as principais características de um bom controle de gestão de mudanças?

87-300x300

Um controle eficiente de gestão de mudanças devem ser gerencial e estruturado para avaliar todos os possíveis cenários negativos causados por uma mudança mal gerenciada e assim, propor ações preventivas para que a mudança ocorra da melhor forma possível, sistemática e com método.

Se você quiser tratar com organização e rastreabilidade as mudanças, propor ações preventivas adequadas capazes de gerenciar todos os impactos desta mudança, garantir todos os benefícios de ter uma planilha completa e com método sobre o tema, eu tenho uma oferta para você:

7-2-300x300

A Planilha de Controle de Gestão de Mudança te dará o suporte necessário para controlar completamente a mudança no seu trabalho e garantir a conformidade com todos os onze requisitos da ISO 9001:2015


Veja agora todas as partes da Planilha de Controle de Gestão de Mudança!

Planilha de Controle de Gestão de Mudança

A Planilha de Controle de Gestão de Mudanças possui todos os campos necessários para você descrever uma mudança e assim analisar os possíveis impactos adversos nos cenários de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Como resultado, você conseguirá identificar a criticidade do riscos de cada mudança mal implementada e implementar um conjunto de ações preventiva sobrigatório para que todas ações sejam monitoradas e garantir uma mudança conforme, sem não conformidades, sem consequências negativas ou riscos não imaginados

E se você não souber elaborar as perguntas para monitorar os impactos adversos, inclui também sugestões de possíveis perguntas para discussão 😉

⭐ Formulários Bônus 

◊ Formulário completo de Gestão de Mudanças com todos os campos necessários para descrever a mudança conforme todos os requisitos que detalham a gestão de mudança em ISO 9001:2015

◊ Formulário para Controle de Numeração para manter cada mudança com o seu devido número, essencial para manter a rastreabilidade das informações.


Todos os documentos estão em modelos editáveis word e excel 

Vejas os Depoimentos recebidos!

Depoimento-Micaela-300x300
Depoimento-Renato-300x300
Depoimento-Luiz-Henrique-300x300
depoimento-Mikaela-300x300

O Sistema de Gestão da Qualidade é mais efetivo quando todos os funcionários entendem o conceito e aplicam as suas habilidades para desempenhar suas funções e responsabilidades com eficiência.

Importante:

A Planilha de Controle de Gestão de Mudança é aplicável para todas as organizações independente do tamanho e complexidade do modelo de negócios.

Sim, eu quero a Planilha de Controle de Gestão de Mudanças + 2 Formulários Bônus

De R$29 

Por R$25 à vista ou em até 2x

com download imediato direto para o seu e-mail!

2-1-300x300

Importante Número 1: Compra Segura em ambiente autenticado pelo site do Hotmart. Fique tranquila(o).

Importante Número 2:  Minha garantia é a sua tranquilidade.

Você tem 7 dias para avaliar os documentos. Entretanto, se você achar que não era o que você estava esperando, basta me mostrar que você leu e entendeu, mesmo assim, não está satisfeita(o). Te devolvo 100% do pagamento.

Importante Número 3: Se estiver com alguma dúvida sobre a Planilha de Controle de Gestão de Mudanças, me envie um email <patricia@patriciavasques.com> e te respondo em menos de 24 horas.

⭐ Respondo as suas dúvidas 

Como receberei a Planilha de Controle de Gestão de Mudanças e os formulários bônus?

A Planilha de Controle de Gestão de Mudanças e os formulários bônus são um produto digital. Desta forma, você receberá um arquivo no seu e-mail assim que efetuar a compra.

Como posso pagar a Planilha de Controle de Gestão de Mudanças?

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, à vista no boleto bancário, via PayPal, entre outros meios. Enfim, basta escolher o melhor para você.

Formas-de-Pagamento

E se eu não gostar?

Você tem 7 dias para avaliar os documentos. Entretanto, se você achar que não era o que você estava esperando, basta me mostrar que você leu e entendeu, mas mesmo assim, não está satisfeita(o). Te devolvo 100% do pagamento.

Como faço para ter uma consultoria para tirar mais dúvidas além do detalhado no documento?

Vamos conversar e encontrar um horário em comum para uma consultoria online via google hangout ou whatsapp. Me envie um e-mail para <patricia@patriciavasques.com> e falamos sobre preço e horários.

Sim, eu quero a Planilha de Controle de Gestão de Mudanças + 2 Formulários Bônus

Chegue mais longe e faça a diferença!

⭐⭐Encontre na minha loja virtual os documentos que vão lhe ajudar a alcançar os seus objetivos na Qualidade e a convencer a liderança de que Qualidade não é custo, é investimento. ⭐⭐

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...
%d blogueiros gostam disto: