Por onde começar? Essa norma serve para o quê?

Por onde começo, quando a empresa que trabalho está uma bagunça

1) Inicie com um diagnóstico, auditoria, gap analysis. (cada um chama de um jeito!). Isto é, organize em uma tabela excel , na primeira coluna todos os requisitos da ISO 9001 e na segunda coluna, anote o que a sua empresa possui. (vai dar um trabalho, mas só assim você conseguirá identificar quais pontos precisam ser criados e elaborar um plano de ação).

2) Verifique se a empresa possui as normas ISO 9001, 9000 e 19011, pois elas serão seus guias nessa jornada no diagnóstico (se precisar, clique aqui para a compra da 9001 no site da ABNT).

3) Comunique a liderança que você vai realizar este diagnóstico, que precisa do apoio de todos e agende uma data para apresentação dos resultados. O sucesso será garantido! 💡🌟 .

Por onde começo, quando mesmo com o curso de auditor interno, ainda estou perdido  

  1. Leia e releia os capítulos iniciais antes do capítulo 4 (onde começam os requisitos). A norma é baseada no PDCA, então os primeiros capítulos (4,5,6,7) serão relacionados ao Planejamento e assim por diante.

  2. Marque todos os "deve" , pois ali está um requisito.

  3. Marque todos os "reter/ manter informação documentada", pois ali está uma forma de evidência do seu cumprimento com a norma.

  4. Abra um word e copie os títulos e subtítulos da ISO 9001: 2015. Para cada capítulo, analise o que a norma pede, os "deves" e a informação documentada solicitada.

  5. Comece pelo capítulo 4 e siga a ordem da própria norma. Se você começar pelo capítulo 9, depois o 7 e acabar com o 5, não vai te ajudar (ao contrário, vai piorar a situação)

Essa norma serve para o quê?

Para a organização ter capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos (do cliente e estatutários/ regulamentares aplicáveis)

  1. Enfrentar desafios

Cada um com o seu desafio! Esta lá na ISO 9000 "Os conceitos e princípios de gestão da qualidade descritos nesta norma fornecem à organização a capacidade para ENFRENTAR os DESAFIOS apresentados por um ambiente que é profundamente diferente a partir das últimas décadas"

enfrentar-desafios-300x300

PS: Muito bem, Cascão! 😘 Repost @turmadamonica

2. Agregar valor

Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.

A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Valor-para-o-cliente-285x300

Quais são as possíveis consequências de uma má gestão da Qualidade no projeto? 

  • Insatisfação do Cliente (Requisitos não atendidos)

  • Custos desnecessários (empresa e cliente)

  • Consumo do HH maior que o esperado

  • Relacionamento com os fornecedores prejudicado

  • Atraso nos comentários e aprovação dos documentos de fornecedores

  • Retrabalho na fabricação dos equipamentos.

  • Atraso no processo de compra e no fornecimento do equipamento

  • Atraso no Cronograma

  • Solicitação de documentos baseado em datas erradas do forecast

  • Acidentes de Trabalho

  • Retrabalho nos documentos

  • Falta de verificação das inconsistências

  • Relatórios e controle de documentos imprecisos afetando outras disciplinas;

Como funciona a certificação?

Assim que uma organização resolve ser certificada na ISO 9001:2015, é necessário entrar em contato com um Organismo Certificador (Exemplo: BV, DNV, ABS.. etc).

O Organismo Certificador conduz e concede a certificação de conformidade com base nas normas ABNT ISO 9001.

O Organismo Certificador deve atender os requisitos da norma ISO/IEC 17021-1:2015 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão Parte 1: Requisitos

Quem verifica os requisitos da ISO 17021 é o Organismo Acreditador. No Brasil, o órgão acreditador é o INMETRO.

No site do INMETRO é possível encontrar todos os Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade (OCS) e os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados em interpretações pelo IAF – International Accreditation Forum e IAAC – Inter American Accreditation Cooperation.

Se uma organização é certificada por um organismo certificador, quem verifica o organismo certificador?

Quem verifica o organismo certificador (exemplo: BV, DNV, ABS) é o organismo acreditador!

Qual a validade de uma certificação da ISO 9001 de uma organização?

3 anos. Após a auditoria de certificação, devem ser realizadas auditorias de manutenção (e em 3 anos todos os processos devem ser verificados).

Qual o valor da norma oficial?

170 reais é o valor da ISO 9001:2015 oficial no site da ABNT. Se você quer estudar ou trabalhar com a norma, compre a oficial.

Já vi algumas normas de graça na internet sem os capítulos iniciais (que explicam os princípios da Qualidade e abordagem de processo) e outras sem o número dos requisitos (essenciais para identificar conformidades).. isto é, incompletas! Cuidado, tá?

 Leitura Complementar

A ISO disponibiliza excelentes publicações, no site internacional deles :

aristoteles

Deixe aqui o seu comentário! :)