Por onde começar? Essa norma serve para o quê?

Por onde começo, quando a empresa que trabalho está uma bagunça

1) Inicie com um diagnóstico, auditoria, gap analysis. (cada um chama de um jeito!). Isto é, organize em uma tabela excel , na primeira coluna todos os requisitos da ISO 9001 e na segunda coluna, anote o que a sua empresa possui. (vai dar um trabalho, mas só assim você conseguirá identificar quais pontos precisam ser criados e elaborar um plano de ação).

2) Verifique se a empresa possui as normas ISO 9001, 9000 e 19011, pois elas serão seus guias nessa jornada no diagnóstico (se precisar, clique aqui para a compra da 9001 no site da ABNT).

3) Comunique a liderança que você vai realizar este diagnóstico, que precisa do apoio de todos e agende uma data para apresentação dos resultados. O sucesso será garantido! 💡🌟 .

Por onde começo, quando mesmo com o curso de auditor interno, ainda estou perdido  

  1. Leia e releia os capítulos iniciais antes do capítulo 4 (onde começam os requisitos). A norma é baseada no PDCA, então os primeiros capítulos (4,5,6,7) serão relacionados ao Planejamento e assim por diante.

  2. Marque todos os "deve" , pois ali está um requisito.

  3. Marque todos os "reter/ manter informação documentada", pois ali está uma forma de evidência do seu cumprimento com a norma.

  4. Abra um word e copie os títulos e subtítulos da ISO 9001: 2015. Para cada capítulo, analise o que a norma pede, os "deves" e a informação documentada solicitada.

  5. Comece pelo capítulo 4 e siga a ordem da própria norma. Se você começar pelo capítulo 9, depois o 7 e acabar com o 5, não vai te ajudar (ao contrário, vai piorar a situação)

Essa norma serve para o quê?

Para a organização ter capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos (do cliente e estatutários/ regulamentares aplicáveis)

  1. Enfrentar desafios

Cada um com o seu desafio! Esta lá na ISO 9000 "Os conceitos e princípios de gestão da qualidade descritos nesta norma fornecem à organização a capacidade para ENFRENTAR os DESAFIOS apresentados por um ambiente que é profundamente diferente a partir das últimas décadas"

enfrentar-desafios

PS: Muito bem, Cascão! 😘 Repost @turmadamonica

2. Agregar valor

Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.

A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Valor-para-o-cliente

Leitura Complementar

A ISO disponibiliza excelentes publicações, no site internacional deles :

aristoteles-300x297

Deixe aqui o seu comentário! :)