A newsletter de hoje é sobre um documento muito importante da ISO 9001 e que normalmente fica exposto nos corredores de empresas certificadas, nas salas de representantes da Alta Direção e com a assinatura da pessoa que possui maior hierarquia na organização: a Política da Qualidade.
De uma forma resumida:
✔ Política da Qualidade é o item 5.2 da ISO 9001:2015 e possui 3 subcapítulos que descrevem como esta deve ser desenvolvida, comunicada e  os papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais.
✔ Enquanto a norma na revisão 2008 descrevia o requisito como "Política da Qualidade", na versão atual é apenas "Política".
✔ Por definição da ISO 9000:2015, os " princípios da gestão da qualidade" podem formar uma base para o estabelecimento da "política da qualidade", que é o antecessor dos "objetivos da qualidade" .
Elaborei essa representação gráfica para apresentar a relação entre essas 3 definições tão importantes na norma: 
princípios da qualidade
Importante lembrar que:
✔ os sete "princípios da gestão da qualidade" estão todos detalhados na ISO 9000 com os seguintes subcapítulos: declaração, justificativa, principais benefícios e ações possíveis.
✔ os objetivos da qualidade são geralmente especificados para as funções, níveis e processos pertinentes da organização e se refletem nos indicadores da qualidade mensurados periodicamente pela empresa.
Um abraço, Patricia Vasques

Deixe aqui o seu comentário! :)