Processos: Abordagem, Mapeamento, Eficiência e Requisitos

processo

O que é um processo?

Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que utilizam entradas para entregar um resultado pretendido(=saída que pode ser produto ou um serviço). São geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor.

- Veja o vídeo explicativo que elaborei em: https://youtu.be/TkttG9otGzY

Declaração da ISO 9000:2015 para Princípio da Qualidade Abordagem de Processo

Resultados consistentes e previsíveis são alcançados de forma mais eficaz e eficiente quando as atividades são compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados que funcionam como um sistema coerente.

O que ciclo PDCA tem a ver com abordagem de processo?

Tudo a ver! Se considerarmos que cada capítulo da ISO 9001 é um processo, cada processo precisa passar pelo ciclo PDCA.

O ciclo PDCA está disfarçado em cada capítulo da norma ISO 9001 da seguinte forma: "a organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente..." (4.4.1).

Veja aqui o documento da ISO em inglês sobre abordagem de processo.

Como fazer um mapeamento de processos profissional?

Utilize as ferramentas como Visio (plataforma Windows) ou Bizagi. Clique aqui para acessar o download gratuito na página oficial do Bizagi

Como eu sei que meu processo é eficiente? 

Eficiência é a relação entre resultado alcançado e recursos utilizados (definição 3.7.10 da ISO 9000:2015)

eficiencia-9001-300x300 eficiência-300x300

Se a sua percepção é que o seu trabalho possui muito gargalo, erro ou retrabalho, aí está um bom motivo para mapear processos e verificar os desperdícios entre as atividades ou realizar um grupo de melhoria e implementar novos processos.

burocracia-300x225  Trabalho-desnecessário-295x300

O que considerar ao desenhar os processos?

Entender a organização e seu contexto

Requisito: "A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) do seu sistema de gestão da qualidade."
Neste momento, a organização deve determinar questões externas e internas que afetem a sua capacidade de alcançar seus resultados.
Com os limites definidos, a empresa deve determinar o escopo, mapear processos (entradas e saídas de cada atividade) e suas interações.
Uma das formas de fazer essa análise é com a matriz SWOT, que identifica as forças e fraquezas (contexto interno) e oportunidades e ameaças (contexto externo)

Requisito: "A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas."

Além de fazer pela primeira vez é necessário fazer um monitoramento e análise crítica destas questões (São dados de entrada da reunião de análise crítica pela direção - 9.3.2.b)

Deixe aqui o seu comentário! :)