BLOG

Esta newsletter será um pouco diferente! Se tem um tema que eu gosto muito e há muito tempo é: Sustentabilidade.

Em 2005, a minha dissertação do Mestrado foi sobre Desenvolvimento Sustentável, mas naquela época o conhecimento sobre Relatórios de Sustentabilidade no mundo corporativo era mais teórico do que prático. Hoje em dia, 15 anos depois, o cenário mudou bastante, ainda bem!

Você conhece o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Bem resumidamente, em 2015, a ONU estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), uma agenda para até 2030. O Pacto Global traduz estes 17 objetivos em 10 princípios de sustentabilidade para os negócios.

Essa semana, durante os meus estudos, encontrei um documento chamado "Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Relatórios Corporativos: Um Guia Prático" desenvolvido pelo Pacto Global.

O documenta explica em 32 páginas, 9 etapas principais para você começar do absoluto zero, mesmo que você nunca tenha lido sobre os ODS. Resumindo de novo, as etapas se desenvolvem no velho e bom PDCA com muitas dicas, explicações, exemplos e infográficos.

Se a empresa onde você trabalha quer começar a lidar com este tema, o Líder da Qualidade pode ter um papel fundamental por ter a capacidade de traduzir objetivos em relatórios, estruturar plano de ação, elaborar e gerenciar indicadores, ter uma mentalidade de riscos, oportunidades e identificar impactos adversos nas mudanças.

Entretanto, se você já trabalha com sustentabilidade na sua empresa, o Pacto Global disponibiliza gratuitamente um sistema para você acompanhar e monitorar as ações. Eu me cadastrei e é muito interessante!

*
"As empresas (grandes e pequenas) são atores fundamentais na jornada para levar adiante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este é o momento de levar os relatórios de sustentabilidade para outro patamar. Os ODS promovem a transparência e a responsabilidade empresarial"
*

Você também gosta deste tema? Vou adorar saber!

✔ Clique aqui e acesse o post do blog com os links, documentos e vídeos citados nesta newsletter

Um abraço e se cuide nesta Pandemia 🙂,

Patricia Vasques
https://patriciavasques.com
Qualidade | Mentoria Executiva, Consultoria & Treinamentos
"Custo é mais importante que Qualidade, mas Qualidade é a melhor maneira de reduzir custos”- Genichi Taguchi – Engenheiro e Estatístico

Deixe aqui o seu comentário! :)