SGQ E PANDEMIA

Uma pergunta que frequentemente tenho recebido desde o início desta Pandemia é "Patricia, o meu indicador de desempenho não está atingindo a meta por conta da Pandemia. O que eu faço? O meu procedimento diz que preciso abrir não conformidade. Vou abrir não conformidade para sempre? E além do mais o meu procedimento diz que a reunião de Análise Crítica da Direção só acontece no fim do ano. Até lá, já era..."

A pergunta esconde o entendimento da condição básica de um Sistema de Gestão da Qualidade: dinamismo.

A ISO 9000 além de fornecer o vocabulário que apoia a ISO 9001, dá dicas muito importantes sobre o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade. Separei algumas frases para reflexão nossa:

*
"o contexto no qual uma organização trabalha hoje é caracterizado pela mudança acelerada, globalização dos mercados e surgimento do conhecimento como principal recurso"
*
"o planejamento do SGQ não é um evento único, ao contrário, é um processo contínuo"
*
"Um SGQ é um sistema dinâmico que evolui ao longo do tempo através de períodos de melhoria"
*
"O SGQ precisa ser flexível e adaptável no âmbito da complexidade do contexto organizacional"
*

Por isso, agora é hora de rever processos e indicadores de desempenho com a diretoria e com os responsáveis pelos processos, desenhar novas estratégias e assim se adequar a esta normalidade contemporânea:

- O indicador de desempenho está fora da meta?
Reveja o planejamento deste indicador, metas e análises críticas.

- O procedimento está não conforme?
Identifique os processos impactados e verifique ou revise os requisitos dos procedimentos destes processos.

- A reunião de análise crítica só acontece uma vez no ano?
Faça uma chamada especial para discussão do problema identificado de acordo com o requisito 9.3.1 da ISO 9001 e capriche na ata de reunião e no plano de ação.

- A metodologia de Gestão de Mudanças só pode ser utilizada se for iniciada com matriz SWOT ou existe mais alguma metodologia na empresa que está impedindo o andamento rápido das ações?
A ISO 9001 não fala em matriz SWOT, mas fala em planejamento de mudanças e análise do contexto da organização. Verifique o que é um requisito da ISO 9001 e o que é requisito da empresa e simplifique o que puder.

Foque no resultado pretendido da organização e revise, atualize, evolua o seu SGQ.

Utilize uma boa e eficiente planilha de gestão de mudanças, para verificar todos os impactos adversos das mudanças necessárias no seu Sistema de Gestão da Qualidade e assim se adequar aos requisitos de sobrevivência na Pandemia. Desenvolva um plano de ação baseado na análise destes impactos.

Importante #1: O Líder da Qualidade não vai fazer isso sozinho. Agora é momento de unir forças multidisciplinares. A Direção deve comparecer nas reuniões e direcionar estrategicamente as atividades da Qualidade, enquanto que os responsáveis dos processos devem identificar exatamente todos os problemas e questões envolvidos.

Importante #2: Se precisar, a apresentação de reunião de análise crítica em power point e planilha de gestão de mudanças completa, editável e gerencial em excel estão disponíveis no site. Clique aqui para adquirir Apresentação Gerencial para Análise Crítica da Direção ou clique aqui para adquirir a sua planilha.

Importante #3: Se a sua organização não tiver uma definição dos processos e os indicadores de desempenho relacionados, está mais do que na hora de começar. O formulário gratuito deste mês vai te dar essa mãozinha. Faça o seu download!

Importante #4: Mais reflexões sobre a Pandemia alinhadas aos requisitos da ISO 9001, estão em: https://patriciavasques.com/coronavirus/

Importante #5: "O Sistema de Gestão da Qualidade não precisa ser complicado"

⭐ Se organize, mantenha a rastreabilidade das informações e foque no que realmente importa, o cliente.

Deixe aqui o seu comentário! :)