
Vamos falar dos fundamentos hoje! Entender os fundamentos, verbetes e os processos iniciais das normas de Gestão é o primeiro passo para uma carreira mais sólida e de sucesso.
Se você já entende bem, é um especialista na disciplina, a newsletter será uma breve aula de conceitos. Mas se você está começando ou tem dúvidas em normas, certificação, auditorias, as 6 orientações abaixo vão te ajudar bastante.
✅ Entendimento de Gestão e Sistema de Gestão para as normas de requisitos
- Gestão: Atividades controladas para dirigir e controlar uma organização
- Sistema de gestão: Conjunto de elementos inter-relacionados ou integrantes de uma organização, para estabelecer politicas, objetivos e processos para atingir estes objetivos
Dica: Inter-relacionados lembra pensamento sistêmico e PDCA, isto, é nenhuma atividade é isolada. Acesse o post sobre Pensamento Sistêmico em um Sistema de Gestão da Qualidade, para ter mais informações.
✅ Norma de requisitos ou de diretrizes
A norma de requisitos especifica atividades mandatórias que a organização tem que realizar. A norma de diretrizes especifica um conjunto de orientações, por isso fique atento aos capítulos iniciais explicativos. Exemplos:
ISO 19011 - Diretrizes para auditoria do sistema de gestão
ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos
As normas possuem uma sequencia de atividades em ordem cronológica. Por isso, comece pelo capítulo 4 e siga a ordem da própria norma. Se você começar pelo capítulo 9, depois o 7 e acabar com o 5, não vai te ajudar (ao contrário, vai piorar o entendimento.)
✅ Atenção ao Português e a redação das normas
- Deve = requisito mandatório
- Convém que = recomendação
- Pode = permissão/possibilidade ou capacidade
- Considerar = pensar, mas pode ser excluída
- Levar em consideração = pensar, mas não pode ser excluída
- Apropriado = adequado, com grau de liberdade
- Aplicável = relevante ou possível de aplicar, se puder ser feito, deve ser feito
- Assegurar = responsabilidade pode ser delegada, mas não a responsabilidade de assegurar que uma ação seja realizada
- Atividades ”sob controle compartilhado da organização” = atividades para as quais a organização compartilha o controle sobre os meios e os métodos ou compartilha a direção do trabalho realizado com respeito ao seu desempenho de Segurança e Saúde Ocupacional
- Reter ou Manter informação documentada: evidência do cumprimento de um requisito
Dica: Todos os verbetes estão detalhados nos Anexos das normas.
Para que um dicionário de qualitês, acesse o post explicativo de Dicionário da Qualidade.
✅ Como começar, quando a empresa está uma bagunça
- Verifique se a empresa possui as normas ISO oficiais, pois elas serão os guias. Por exemplo, a ABNT oficial vende a norma ISO 9001:2015 por R$ 170.
- Comunique a liderança que você vai realizar um diagnóstico de situação atual, auditoria ou gap analysis, isto é, tirar uma "foto" dos processos de uma forma organizada e com método, indicando conformidades e pontos de atenção.
- A partir dos resultados deste diagnóstico, elabore um plano de ação para cada ponto de atenção.
✅ Como posso argumentar com a liderança de que Gestão da Qualidade é importante?
Identifique as situações relacionadas a uma gestão da Qualidade no projeto: reclamação do cliente e fornecedores; desperdício de tempo, dinheiro, matéria prima; retrabalho e atrasos nos processos e cronograma; acidentes. Quanto tempo/dinheiro foi gasto para tratar estes problemas? Organize com método todas as situações possíveis.
- A norma possui 2 consequências interessantes para a Liderança: Enfrentar desafios e agregar valor
Enfrentar desafios: "Os conceitos e princípios de gestão da qualidade descritos nesta norma fornecem à organização a capacidade para ENFRENTAR os DESAFIOS apresentados por um ambiente que é profundamente diferente a partir das últimas décadas" - Agregar valor: A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.
✅ Como funciona a certificação e a manutenção do certificado?
Assim que uma organização resolve ser certificada em uma norma de requisitos, é necessário entrar em contato com um Organismo Certificador (Exemplo: BV, DNV, ABS e etc), pois é este que conduz e concede a certificação de conformidade com base nas normas.
Verifique no site do INMETRO os Organismos de Certificação. No Brasil, o órgão acreditador é o INMETRO, que verifica os requisitos da ISO 17021 – Avaliação da conformidade – Requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão Parte 1: Requisitos
Os critérios adotados para a acreditação desses organismos são baseados em interpretações pelo IAF – International Accreditation Forum e IAAC – Inter American Accreditation Cooperation.
Por exemplo, a validade de uma certificação da ISO 9001 de uma organização é de 3 anos. Após a auditoria de certificação, devem ser realizadas auditorias de manutenção e em 3 anos todos os processos devem ser verificados.
⭐ Alguma dúvida adicional que não ficou esclarecida? Me avise para que possamos desenvolver esta comunidade com sintonia e sinergia!
Um abraço,
Patricia Vasques


