Sustentabilidade: Estudo de Caso

vale
petrobras

Se você tem interesse em documentar ações de sustentabilidade, comece vendo os relatórios de sustentabilidade das empresas. Todas falam das 3 dimensões - social, ambiental e econômica -e como elas interagem.

A Petrobras e a Vale fazem relatórios enormes e complexos, mas não precisa ser assim. Informações sobre o comprometimento da empresa e indicadores são muito interessantes e de alto valor!

3M

Relatório de Sustentabilidade: https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/sustentabilidade/

3m
3m_2

No Relatório de sustentabilidade da empresa 3M, podemos ver um conjunto de objetivos para 2025, sendo que alguns podem ser aplicados por nós mesmos dentro de casa: diminuir o consumo de energia em 30% e reduzir o consumo de água em 10%.

🌱A partir do objetivo, eles escrevem como estão buscando alcançar essa meta. Isso já mostra um compromisso com a sustentabilidade.

ambev
ambev 2

Relatório de Sustentabilidade da Ambev de 2019. 

1 - Logo nas primeiras páginas são descritos 10 princípios que são o alicerce da sustentabilidade da empresa. (Estes são parecidos com Princípios da Qualidade) 

2 - Todo o relatório faz a rastreabilidade das informações em relação ao Global Reporting Initiative (GRI) e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O GRI é uma empresa independente localizada na Holanda, desde 1997 e fazendo uma comparação simples, é quase a ISO 9001 para a Sustentabilidade. O GRI possui diretrizes para documentar as atividades de sustentabilidade das empresas

Loreal
loreal2

Vamos a 2 análises:

1 - Apesar do compromisso com a Sustentabilidade, o último relatório disponível são com os dados de 2018. Por isso, caso vocês fiquem responsáveis pela Sustentabilidade da sua empresa, mantenha os últimos dados atualizados

2 - A empresa afirma que está de acordo com 14 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e disponibilizam seus princípios de uma forma muito interessante! Um "mapa astral" adaptado fazendo relação dos símbolos da ODS e os princípios da empresa.

Deixe aqui o seu comentário! :)