Gestão de Indicadores de Sustentabilidade

Sustentabilidade

Oi, bem vinda (o)!

Aqui você vai encontrar um caminho para o entendimento e a aplicação da Sustentabilidade na sua empresa ou na empresa onde você trabalha, a partir dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

"As empresas (grandes e pequenas) são atores fundamentais na jornada para levar adiante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é o momento de levar os relatórios de sustentabilidade para outro patamar. Os ODS promovem a transparência e a responsabilidade empresarial"

 Abraços, Patricia


 

Origem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Agenda 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a ISO 9001:2015

De acordo com o site da ISO 9001, a implementação da ISO 9001:2015 contribui para 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

» Clique aqui e acesse a página oficial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

»  Clique aqui e acesse o documento oficial da ONU com os Objetivos e Indicadores de Sustentabilidade


Pacto Global: ODS para as empresas

"Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países."

"O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações."

» Clique aqui e acesse a página oficial do Pacto Global e veja os 10 princípios do Pacto Global


SDG Action Manager: Monitorando os Objetivos

"Agora as empresas têm uma nova ferramenta para medir como estão influenciando e impactando os Objetivos Globais.

Pacto Global e B Lab desenvolveram o SDG Action Manager, uma solução online e gratuita feita para ajudar o setor empresarial a alinhar suas estratégias e operações às metas dos ODS.

A plataforma indica riscos e oportunidades de negócios e propõe metas que podem servir de base para a construção de um plano de ação."

» Clique aqui e acesse o SDG Action Manager e acompanhe as ações de sustentabilidade para o seu negócio


Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Relatórios Corporativos: Um Guia Prático

O guia de 32 páginas "descreve um processo de três etapas para incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos processos comerciais e de relatórios existentes. Ajuda as empresas a relatar melhor seu impacto nos ODS e atender às necessidades de informações das partes interessadas relevantes.

Este guia segue uma abordagem alinhada com os princípios orientadores da ONU sobre empresas e direitos humanos e os padrões da GRI."

» Faça aqui o download do documento

(O site está em inglês, mas o documento está disponível em várias línguas)

 

Deixe aqui o seu comentário! :)